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Atendimento Ambulatorial do Ipasgo tem 23 mil consultas em um ano; unidade foi criada por gestor governamental

Em um ano de funcionamento, a Unidade de Atendimento Médico Ambulatorial do Ipasgo superou as expectativas iniciais e já ultrapassou a marca de 23 mil consultas realizadas. Os atendimentos são em especialidades médicas com grande demanda e poucos profissionais no mercado, como a endocrinologia e a endocrinopediatria, a neurologia e a nefropediatria.

A unidade, inaugurada no ano passado, sob o comando do presidente do Instituto, gestor governamental Francisco Taveira Neto, foi idealizada para oferecer ao usuário Ipasgo Saúde especialidades que não existiam na rede credenciada ou o número era bem reduzido, o que gerava um longo período de espera por uma consulta. No total, 41 médicos de 13 especialidades se revezam no atendimento diário aos usuários. Além das áreas já citadas, a Unidade também oferece consultas eletivas de mastologia, alergia e imunologia, geriatria, obstetrícia, reumatologia, gastropediatria, neuropediatria, pneumopediatria e cardiopediatria.

Para marcar o primeiro ano de atividade da Unidade, foi realizada uma confraternização, na última semana, entre colaboradores e os pacientes do ambulatório. Durante o evento o presidente do Ipasgo lembrou das dificuldades enfrentadas para colocar a unidade em funcionamento. No local ficava o arquivo do Ipasgo, que foi levado para um prédio próprio, no Parque Amazônia. Em seguida foi feita uma reforma, que teve que ser paralisada por causa de problemas com a empresa contratada. Foram 3 anos desde a mudança do arquivo até a concretização da unidade. Mas segundo Francisco Taveira Neto, o esforço valeu a pena e hoje os resultados “nos enchem de orgulho”, disse.

Apesar dos bons resultados, o presidente afirmou que a unidade está em constante aperfeiçoamento e anunciou a possibilidade da inserção de novas especialidades e a ampliação da capacidade das especialidades já existentes, que ainda têm demanda reprimida. “Temos apoio do Ministério Público e poderemos fazer mais do que essas 2,5 mil consultas realizadas mensalmente aqui”.

Ausências
Apesar do número mais que satisfatório de mais de 23 mil consultas atendidas no período de um ano, as estatísticas poderiam ser ainda melhores, não fossem as ausências não avisadas dos usuários. Hoje cerca de 20% dos pacientes que agendam consultas na unidade, não comparecem ao atendimento. Nesses 12 meses quase 30 mil consultas foram agendadas, o que significa que mais de 6 mil pessoas poderiam ter sido atendidas, se os faltosos tivessem desmarcado o horário, que seria destinado a outro paciente.

Equipes do Ipasgo, lideradas pela Supervisão de Gestão da Qualidade, têm feito um esforço para reduzir os índices de faltas, que já diminuiu, mas ainda é preocupante. Além da confirmação por telefone, agora os usuários estão recebendo pelo aplicativo whatsapp, um vídeo lembrando da importância de desmarcar a consulta, caso não puderem comparecer. Para desmarcar a consulta o usuário tem várias opções: pelo Teleagendamento, no 0800.621919, pelo site www.ipasgo.go.gov.br, no Portal do Agendamento e ainda pelo aplicativo Ipasgo Fácil.

Fonte: Comunicação Ipasgo - com edições do SindGETOR

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