SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Detran-GO começa a atender despachantes 100% online; projeto é implantado por gestor governamental

O atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) às demandas dos despachantes credenciados será feito 100% online na capital, a partir do mês de abril. Um projeto piloto implantado na última semana vem mostrando resultados satisfatórios, gerando economia de dinheiro e acelerando em vários dias a confecção de documentos como Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Atualmente, os profissionais pegam a documentação do usuário em seus escritórios e se deslocam até o Sindicato dos Despachantes (Sindego), onde montam o processo físico com as cópias da documentação e emitem as taxas dos serviços. Esse processo gerado no Sindego é enviado para o Detran-GO, onde é analisado. Se estiver tudo correto, é gerado um comando para que a gráfica imprima o documento.

Com a virtualização, do próprio escritório, o despachante pode escanear a documentação, com certificação e assinatura digital, e fazer o upload do processo, que passa por conferência quase instantânea no Sindego e, posteriormente, no Vapt Vupt do Detran, onde uma equipe fica online das 7 às 19 horas para prestar o pronto-atendimento.

“O ganho de tempo é enorme. Nos serviços finalizados até às 10 horas da manhã e pagos até às 12 horas, por exemplo, conseguimos entregar o documento impresso no mesmo dia”, afirma o gerente de Tecnologia da Informação, gestor governamental Gustavo Vieira Tomás, responsável pela implantação da medida e treinamento dos despachantes.

Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o impacto da iniciativa será ainda maior no interior do Estado. “O despachante economizará papel e tempo. O Detran-GO não terá que pagar o translado desse processo físico, quando necessário, para Goiânia. Mas, o maior ganho será da sociedade, que contará com o serviço mais ágil, pois hoje dependendo do município, um processo, quando necessita da documentação física, demora até dez dias para chegar à capital. Após a mudança, ele será enviado instantaneamente. Será apenas o tempo de postar o documento e enviar via malote para a localidade”, explica.

Os despachantes que estão participando do projeto piloto aprovam a mudança. “Minha expectativa é que facilite muito para a categoria. Teremos economia em tudo, em agilidade e até de papel. Teremos o processo todo no computador sem precisar de ficar arquivando aquela papelada”, comemora Júlio Faria.

Já o despachante Hugo do Santos Silva, que foi abordado ao virtualizar seu primeiro processo, afirma que teve facilidade e que a ferramenta é muito intuitiva. “Além da economia de não gastar papel, não teremos que ficar nos deslocando e vamos estar com o documento em mãos mais rápido”, diz.

Fonte: Jornal Opção (com edição do SindGESTOR)

Data : 22/03/2017





II ConPública consolida Fenagesp

 12/05/2017

O II ConPública, realizado nos dias 05 e 06 de maio, foi o ponto alto de uma história na qual a Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas (Fenagesp) se consolida como entidade nacional de defesa das carreiras de Especialistas [...]





Vaga para contador na Prevcom

Vaga para contador na Prevcom

 05/05/2017

A Fundação de Previdência Complementar do Estado de Goiás (PREVCOM-GO) está com uma vaga disponível para servidor com formação em contabilidade e registro no CRC. Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail [...]





Vaga no Tesouro Estadual

Vaga no Tesouro Estadual

 10/04/2017

A Gerência de Administração Financeira do Tesouro Estadual está com uma vaga disponível. A atividade está relacionada à elaboração e acompanhamento do fluxo de caixa do Estado e demais funções ligadas à [...]




Festa dos Gestores: veja as fotos

 10/04/2017

A Festa dos Gestores Governamentais - 15 anos SindGESTOR foi realizada no dia 1º de abril, no Espaço Memoratto. Cerca de 700 pessoas participaram da festa, que seguiu animada atè às 3h30 da manhã do dia seguinte. Gestores governamentais levaram familiares a [...]