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Gestora governamental desenvolve projeto que melhora nível de aprendizagem de crianças e adolescentes

Desenvolver habilidades sociais para melhorar o desempenho escolar. Esse foi o resultado, confirmado na prática, do trabalho da gestora governamental Denise Tamaê, doutora e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Denise desenvolveu o projeto 'Integração de Conteúdos para Educação de Alto Desempenho (ICAD)' durante suas pesquisas para o mestrado e doutorado, nos anos de 2007 a 2013, e desde o início deste ano supervisiona a aplicação do projeto no Colégio da Polícia Militar (CPMG) Nivo das Neves, em Caldas Novas, que possui cerca de 1.500 alunos. O  resultado foi tão satisfatório que na última semana a gestora governamental apresentou o trabalho no VI Encontro Mundial sobre Ensino de Português (EMEP), promovido pela  American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), na Flórida (EUA).

Denise apresentou um minicurso durante o evento, realizado nos dias 4 e 5 de agosto, onde compartilhou as boas práticas e os resultados alcançados durante o primeiro semestre de 2017. "Por meio dessa abordagem todos os alunos participantes alcançaram excelência e alto desempenho, e em alguns casos, superando traumas e bloqueios", resumiu a doutora. Segundo ela, a proposta do ICAD é elevar todos os alunos ao contexto da excelência, com aprendizagem e alcance dos objetivos pedagógicos. "No ICAD o desenvolvimento das habilidades sociais é o que permite a excelência. Assim, nessa proposta, a qualidade das interações passa a ser o objetivo da educação. Os alunos com desempenho social satisfatório alcançam melhor desempenho acadêmico", diz.

Os testes preliminares foram aplicados em Luziânia e Brasília nos anos de 2013 a 2016. "O que realizamos em Caldas Novas é a confirmação da proposta como intervenção capaz de elevar os níveis de aprendizagem e desenvolver habilidades sociais indispensáveis à vida cidadã", explica a gestora governamental. As investigações, segundo ela, permitiram encontrar um padrão de atendimento eficaz a todos os alunos, inclusive aos deficientes e àqueles que embora não tivessem deficiência alguma, apresentavam bloqueios causados pela violência ou por traumas.

Atualmente lotada na Seduce, em Caldas Novas, Denise Tamaê atua no CPMG Nivo das Neves como supervisora, responsável pelo acompanhamento aos estudantes, em especial aqueles com baixo rendimento, comportamento inadequado e distorção idade/serie. É a primeira vez que o projeto é aplicado em uma escola, com todos os alunos e professores envolvidos.

Currículo
Denise ingressou na carreira de Gestor Governamental no ano de 2002, como Gestor Público. De lá para cá atuou na Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR), na gerencia Norte-Nordeste; na Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp) publicou o primeiro Manual de Redação de Goiás e desenvolveu a proposta de atendimento ao servidor, hoje Departamento de Psicologia; na Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial (SEMIRA) foi responsável por projetos e políticas voltadas para jovens, mulheres, negros, populações migratórias e ressocializandos do sistema prisional.

Além dos títulos de doutora e mestre, a gestora governamental possui especialização em Docência de Língua e Literatura e graduação em Letras, ambas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É ainda consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Letramento e Inclusão.

Comunicação SindGESTOR

Data : 10/08/2017






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