SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestoras governamentais lideram a modernização da gestão fiscal da AGR e fortalecem arrecadação e transparência no Estado





A transformação da gestão fiscal da Agência Goiana de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos (AGR), entre 2019 e 2026, tornou-se um exemplo de como a atuação estratégica dos gestores governamentais pode gerar eficiência administrativa, ampliar a arrecadação e fortalecer a transparência na aplicação dos recursos públicos.

O processo foi conduzido de forma integrada pelas gestoras Luciana Dutra Martins, da área de Tecnologia da Informação; Idelma Rodrigues, responsável pela Gestão Financeira; e Andrea Bonanato, à frente da Regulação e da Diretoria de Gestão Integrada. Juntas, lideraram uma reestruturação que substituiu sistemas obsoletos, controles fragmentados e processos manuais por uma gestão fiscal digital, automatizada e orientada por dados.

Antes da modernização, a AGR operava com sistemas antigos, cálculos manuais, grande volume de processos físicos e dificuldades no controle e na recuperação de créditos. A cobrança de multas, taxas e outorgas dependia de planilhas, documentos em papel e atendimento presencial, aumentando riscos de erros, prescrição de dívidas e perda de receitas.

A partir de 2019, foi desenvolvido um sistema próprio de gestão da dívida ativa, totalmente digital, com integração entre áreas técnicas, financeiras e jurídicas. Paralelamente, ocorreu a digitalização de processos físicos e a migração dos dados para o ambiente eletrônico, criando uma base confiável para o controle fiscal.

Nos anos seguintes, a nova estrutura permitiu a automatização de parcelamentos e programas de refinanciamento de débitos (REFIS), a integração com a Secretaria da Economia para reconhecimento automático de pagamentos e a conexão com a Procuradoria-Geral do Estado e o Poder Judiciário para cobrança e execução fiscal eletrônica.

Também foram implantados mecanismos digitais de cobrança administrativa e protesto de títulos. A partir de 2023, com a criação da Diretoria de Gestão Integrada, a AGR avançou no uso de inteligência de dados, dashboards financeiros e indicadores de desempenho, reduzindo o tempo de fechamento das contas, aumentando a confiabilidade das informações e fortalecendo a responsabilidade fiscal do Estado de Goiás.

Data : 06/02/2026

Fonte : Assessoria de Comunicação -