SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

Gestores de Finanças e Controle lideram projeto em auditoria que pode se tornar referência nacional




O projeto “Monitoramento das Auditorias”, desenvolvido pelo componente estadual de Goiás, foi apresentado em evento de pós-graduação em Auditoria do SUS, destacando-se como uma iniciativa inovadora com potencial para servir como modelo no Sistema Nacional de Auditorias (SNA). A iniciativa, conduzida pela equipe de alunas matriculadas na pós-graduação e com o apoio da Gerência de Auditoria do SUS (GEAUD-SUS) de Goiás, aborda uma prática já estabelecida na Gerência desde 2023 e foi idealizado para aprimorar o acompanhamento das auditorias realizadas no SUS.

Segundo a gerente de Auditoria do SUS e gestora de Finanças e Controle, Júlia Elisa Willik, o projeto visa sistematizar a etapa de monitoramento nas auditorias e capacitar os servidores para essa fase crítica, que avalia a efetividade das recomendações de auditoria junto ao auditado.

De acordo com a gestora, “o monitoramento permite verificar, de fato, a efetividade da auditoria, uma vez que nesta etapa fazemos um acompanhamento, junto ao auditado, do atendimento das recomendações feitas pela equipe de auditoria no Relatório Conclusivo.” O processo abrange a verificação das conformidades nos serviços prestados e no uso dos recursos do SUS, além de assegurar a correção de eventuais desvios, conforme normativas legais e orientações do Ministério da Saúde.

Além de Júlia Elisa, a equipe de gestores governamentais envolvidos inclui José Augusto Carneiro, superintendente de Controle Interno e Correição, e Adriano Abreu de Castro, subsecretário de Controle Interno e Compliance, todos gestores de Finanças e Controle atuantes na Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás. Tiago Vieira de Oliveira Borges, ex-superintendente de Controle Interno e Correição, também contribuiu com o projeto até o início de 2024.

A previsão é que o projeto seja formalmente apresentado no encerramento do curso, previsto para 2025 em Natal, RN, com perspectivas de ser disseminado entre os componentes federal, estaduais e municipais do SNA. Além disso, uma capacitação específica será realizada no primeiro semestre de 2025 para padronizar os procedimentos de monitoramento e qualificar ainda mais a atuação dos auditores do SUS no Estado.

Essa iniciativa goiana reforça o compromisso dos gestores governamentais com a melhoria da auditoria em sistemas de saúde, vislumbrando uma contribuição significativa para o aprimoramento dos serviços de saúde pública em âmbito nacional.

Data : 04/11/2024

Fonte : Assessoria de Comunicação do SindGESTOR -









Reunião sobre cursos de pós-graduação é adiada

Reunião sobre cursos de pós-graduação é adiada

 12/11/2024

A diretoria do SindGESTOR informa que a reunião geral sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), prevista para esta terça-feira (12/11), foi adiada. A mudança de data foi necessária devido a [...]









Nota de pesar pelo falecimento de Alzira Simão de Jesus

Nota de pesar pelo falecimento de Alzira Simão de Jesus

 08/10/2024

 Assessoria de Comunicação do SindGESTOR

A Diretoria do SindGESTOR manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Alzira Simão de Jesus, mãe do gestor Renato Simão e tia da gestora Fernanda Cristina Bernardes, ambos da área de Finanças e Controle. O velório será realizado nesta [...]