SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

IV Congresso Brasileiro de Gestão Governamental discute desafios éticos da inovação e do uso de IA na gestão pública



O IV Congresso Brasileiro de Gestão Governamental dedicou parte de sua programação ao debate sobre os impactos e as responsabilidades éticas no uso de tecnologias emergentes no setor público. O painel “Os Desafios Éticos da Gestão Pública Inovadora em um Contexto de Crescimento da IA” reuniu o secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima; o advogado Raphael di Tommaso; o professor e pesquisador Celso Camilo; e o educador e consultor Guto Niche. A iniciativa foi realizada pelo Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGESTOR), em parceria com a Network Eventos.

Ao longo da discussão, os painelistas abordaram caminhos para que a administração pública incorpore a inteligência artificial de forma responsável, transparente e alinhada às necessidades da população. A troca de experiências destacou tanto os potenciais benefícios quanto os cuidados indispensáveis ao uso das novas tecnologias.

Durante sua participação, Adriano da Rocha Lima afirmou que iniciativas como a promovida pelo SindGESTOR permitem que os servidores compreendam melhor como aplicar ferramentas inovadoras no dia a dia. “Esse evento é muito importante para que os servidores públicos vejam como conseguirão utilizar as novas tecnologias, em especial a inteligência artificial, para prestar melhores serviços à população. As tecnologias não são protagonistas, mas instrumentos para serem utilizados pelos servidores”, destacou. Ele ressaltou ainda que a participação dos gestores governamentais demonstra preocupação com temas fundamentais para o futuro da administração pública.

Clique aqui para assistir.

Data : 17/11/2025

Fonte : Assessoria de Comunicação -