SindGESTOR - Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás

Ir para página inicial

Comunicação

Notícias

IV Congresso Brasileiro de Gestão Governamental: painel debate os desafios éticos da gestão pública inovadora em um contexto de crescimento da Inteligência Artificial

Inscrições para servidores públicos do Executivo Estadual devem ser feitas pelo site da Escola de Governo (sgc.escoladegoverno.go.gov.br), enquanto os interessados de outros segmentos podem se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/evento/iv-congresso-brasileiro-de-gestao-governamental/3183346


O IV Congresso Brasileiro de Gestão Governamental promoverá o painel “Os Desafios Éticos da Gestão Pública Inovadora em um Contexto de Crescimento da IA”, que reunirá especialistas e gestores com ampla experiência em tecnologia, inovação e políticas públicas. O debate abordará os impactos e as responsabilidades éticas da aplicação de ferramentas de inteligência artificial no setor público. O evento será realizado pelo Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGESTOR), em parceria com a Network Eventos, nos dias 13 e 14 de novembro, no Auditório do TCE-GO, em Goiânia. 

Participam do painel o secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima; o advogado Raphael di Tommaso; o professor e pesquisador Celso Camilo; e o educador e consultor Guto Niche.

Adriano da Rocha Lima é engenheiro elétrico e de telecomunicações pela PUC-RJ, mestre em Filosofia pela UFRJ e pós-graduado em Administração Executiva de Negócios (COPPEAD/UFRJ) e Planejamento Estratégico de Redes (Telia Academy, Suécia). Possui ampla trajetória nas áreas de tecnologia e inovação, tendo atuado como diretor de Engenharia da Claro Brasil e fundador da empresa de tecnologia WebRadar Telecomunicações S/A. No setor público, foi secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás e preside conselhos como o da CDTC, Celg PAR e Saneago. É autor do livro “Inovação e Traição”, em coautoria com Clóvis de Barros Filho.

Raphael di Tommaso é advogado especializado em Proteção de Dados, Direito Digital e Governança, graduado em Comunicação Social e Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pós-graduação em Multimídia e Comunicação (UCS) e em Direito Digital (FESMP-RS). É sócio do escritório Di Tommaso & Premaor Advocacia e coautor de obras voltadas à interface entre ética, direito e tecnologia, como “Diálogos de Direito & Tecnologia” e “Proteção de Dados Pessoais na Administração Pública Municipal”.

Celso Camilo é mestre e doutor em Inteligência Artificial, professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG-BR). Foi professor visitante na Carnegie Mellon University (EUA) e no Indian Institute of Technology (Índia). Atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia e como subsecretário de TI do Estado de Goiás. Coordena a GAIA, primeira IA aberta especializada em português, e é delegado do Startup20/G20, com experiência em projetos de P&D aplicados a diferentes setores, incluindo o público.

Já Guto Niche é doutor e mestre em Educação pela PUCRS, gerente de Gente das empresas SUMMIT, TRIS, ARTOOLS e BAZZE, além de líder de Grupo de Educadores Google (Google for Education). Possui certificações internacionais em liderança e inovação pela La Salle Business School, de Madrid e Barcelona, e atua como pesquisador, consultor e professor de pós-graduação. No setor público, colabora em projetos de inovação educacional, como o desenvolvido no Hospital Ernesto Dornelles em parceria com a PUCRS e o TECNOPUC.

Data : 10/11/2025

Fonte : Assessoria de Comunicação -











SindGESTOR lança Clipping de Notícias

SindGESTOR lança Clipping de Notícias

 22/10/2025

 Assessoria de Comunicação

  A partir desta quarta-feira (22/10), o SindGESTOR passa a disponibilizar diariamente um Clipping de Notícias com os principais destaques de interesse público, político, econômico e administrativo. A nova iniciativa reforça o compromisso da entidade [...]