Inovação: site e aplicativo do Ipasgo disponibilizam mais serviços aos usuários
Os usuários do Ipasgo já têm à disposição novas funcionalidades no site do Instituto e também no aplicativo Ipasgo Fácil. No site, é possível solicitar um novo cartão, fazer alteração de modalidade de acomodação e fazer parcelamentos de débitos. Já no app, a alteração de dados cadastrais, que já é feita pelo site, também foi disponibilizada.
As ferramentas foram desenvolvidas pelas equipes de Tecnologia da Informação do Instituto. A iniciativa faz parte da política de modernização do Ipasgo, que pretende oferecer o máximo de serviços eletrônicos ao cliente, evitando deslocamentos até os postos. Hoje, de casa ou de onde estiver, desde que o local tenha acesso à internet, pelo site www.ipasgo.go.gov.br, o usuário pode emitir guias, boletos de pagamento, consultar extratos e contribuição e até marcar consultas, entre outros serviços. Algumas funcionalidades estão disponíveis também no aplicativo Ipasgo Fácil.
Alteração de plano
Para solicitar a alteração de plano, o usuário deve entrar no site, clicar no banner “Portal de Sistemas Cliente” e fazer login com número de matrícula e senha. Em seguida, clicar em “Dados Cadastrais no Ipasgo Saúde – SigVidas” e depois em “Alterar Plano”. A tela seguinte vai conter informações sobre o usuário, como nome, a modalidade do plano (se é básico ou especial), o valor do plano atual e quanto ele pagará com a mudança, entre outras. Aí basta o usuário clicar em “Confirmar Alteração”, no canto direito e em seguida, clicar em “Sim”, na janela de confirmação.
É bom lembrar que quando o cliente é do plano básico e muda para o especial, somente depois de três contribuições é que ele poderá usufruir da acomodação “apartamento”. Outra exigência legal é que quando há alteração do plano especial para o básico, o usuário só poderá fazer nova alteração no sentido inverso, depois de 6 meses.
Somente o usuário titular pode fazer a alteração eletrônica de acomodação dos dependentes.
Solicitação de cartão
Para solicitar um novo cartão, o usuário também deve fazer login com número de matrícula e senha no “Portal de Sistemas Cliente”. Em seguida no box “Dados Cadastrais no Ipasgo Saúde – SigVidas”, escolher a opção Cartão. Na tela seguinte você deve selecionar o motivo da solicitação de um novo cartão, escolher a cidade e o posto em que você quer buscar o cartão e a forma de cobrança, se é boleto ou débito em conta. Se a forma de pagamento for por boleto, na próxima tela, você poderá gerar e imprimir o boleto. Também nesta tela o usuário pode imprimir o cartão provisório, que deverá ser usado nos atendimentos enquanto o novo cartão é confeccionado. Se na cidade onde você mora não tem posto de atendimento do Ipasgo, você deve escolher o posto que mais lhe convier para pegar o novo cartão.
O titular pode solicitar cartões de todos os dependentes. E cada dependente pode solicitar o seu cartão.
Parcelamento de contribuição
Essa funcionalidade permite ao usuário que está com as contribuições em atraso, fazer o parcelamento diretamente no site. Depois de fazer login, no box “Situação Financeira”, o usuário escolhe a opção “Parcelamento”. Na tela seguinte, vai aparecer uma lista com todas as contribuições em atraso, do titular e dos dependentes. O usuário escolhe o número de parcelas, o valor da entrada e se a forma de pagamento é débito em conta ou boleto. O sistema vai calcular e apresentar o valor das parcelas. Em seguida o usuário deve clicar em “Aceitar” no “Termo de Confissão de Dívida para Parcelamento”. Se sua opção for para pagamento em boleto, você deve gerar e imprimir os boletos. Caso o usuário queira imprimir os boletos das parcelas em outra data, basta entrar novamente no Portal do Cliente e no box “Situação Financeira”, escolher a opção “Emissão de Guias de Recolhimento de Mensalidades”.
Dívidas de coparticipação não podem ser parceladas, somente as contribuições mensais em atraso. Apenas o titular do Ipasgo Saúde pode solicitar parcelamento de débito.
Ipasgo Fácil
Para fazer atualização cadastral, o cliente deve fazer a autenticação com número de matrícula e senha. Daí basta ir na aba “Cadastro” e fazer alterações de endereço, e-mail e telefone. Depois basta salvar as alterações. Caso o CPF do usuário não estiver cadastrado, ele também tem a opção de cadastrar o documento. Quando o número do telefone celular utilizado não está na base de dados do Instituto, o aplicativo também vai perguntar se o usuário deseja incluir aquele número utilizado na lista.
Fonte: Comunicação Ipasgo